A Aldeia foi aos Pegões Altos
Com algum atraso, mas eis que aparecem alguns dos mais significativos
passos, da nossa caminhada em busca do 'aqueduto dos Pegões Altos'.
Do 'Perninha' falaremos a seguir, porque ver não chega...
Algumas notas:"Tenho mais pena dos que sonham o provável, o legítimo e o próximo, do que dos que devaneiam sobre o longínquo e o estranho. Os que sonham grandemente, ou são doidos e acreditam no que sonham e são felizes, ou são devaneadores simples, para quem o devaneio é uma música da alma, que os embala sem lhes dizer nada. Mas o que sonha o possível tem a possibilidade real da verdadeira desilusão..." (F.Pessoa)
Com algum atraso, mas eis que aparecem alguns dos mais significativos
É lamentável que quando um 'qualquer' jornalista ou viajante recomenda uma visita a Tomar, refira sempre os mesmos locais, as mesmas histórias,os mesmos items: vá ao Chico Elias almoçar...depois de visitar o Convento, a Charola, a Sinagoga, o Museu dos Fósforos etc. Sempre a mesma ementa...
Isto porque o aqueduto dos Pegões(e sua envolvente), a oeste do Convento, deveria ser de visita obrigatória. Não é mas certamente será, pese embora o pouco cuidado e manutenção duvidosas (as lixeiras mais ou menos ocultas incomodam...). Vale bem a visita ao longo daqueles milhares de metros...Único, no seu contexto. Único na sua beleza rural. Lá estaremos dia 25 para visitá-lo, descobri-lo,saboreá-lo ao vivo.
Depois, bem, para contrarear, iremos à Batata a Murro,- na Peralva- que não fica longe e é outra sugestão muitas vezes esquecida, para os passantes e mesmo residentes que gostam de bacalhau na brasa.
..............> ..........