PhotobucketPhotobucketPhotobucketPhotobucket DES-ENCANTOS .................... blogo de notas: Na Adega Velha - Mourão

17 de dezembro de 2014

Na Adega Velha - Mourão

Em volta talhas e talhas, telefonias mais telefonias : aqui na Adega Velha-Mourão é como se estivéssemos em casa do dono, engº Bação. Fica mesmo no meio da vila de Mourão e é uma antiga adega transformada em restaurante típico. Mas se aquelas pedras velhinhas falassem…
Ele vai passeando de mesa em mesa com um copo de vinho na mão, enquanto conversa com os clientes, acompanha no cante, no serviço, À entrada, os seus amigos bebem uns copos enquanto cantam e conversam. E é neste cenário incrível que se podem provar alguns dos melhores pratos alentejanos. O cozido de grão é delicioso (traz carnes, enchidos e um pouco de hortelã) e nunca acaba – e é tudo comido à colher. Se não gostar de grão, escolha a sopa da panela, a de cação com coentros acompanhada com lascas de pão de véspera, que é como se deve servir. Há ainda a perdiz estufada para os aficionados.
Tudo isto vem para a mesa em tradicionais panelas de barro e é acompanhado por um bom vinho feito ‘ali’ e armazenado nas gigantes pipas espalhadas por toda a adega.
Falar do cante alentejano é 'dizer' que a expressão é "cante": não há cá cantos ou cantares, há ‘cante’.Simples. A segunda melhor coisa do cante alentejano é a comida alentejana normalmente à volta do tal balcão cheio de copos de vinho, queijos, tiras de presunto, tomate com ervas, rodelas de enchidos e maravilhosos nacos de pão estaladiço que se canta o cante.




0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar comentários [Atom]

<< Página inicial


MusicPlaylist
Music Playlist at MixPod.com