PhotobucketPhotobucketPhotobucketPhotobucket DES-ENCANTOS .................... blogo de notas: ...brincar com a desgraça dos outros

13 de dezembro de 2010

...brincar com a desgraça dos outros

"

É um desencanto absoluto."Chama-se "Agora é que conta", passa na TVI" e é apresentado por Fátima Lopes.O programa começa com dezenas de pessoas a agitar uns papéis.Os papéis são contas por pagar. Reparações em casa, prestações do carro, contas daelectricidade ou de telefone. A maioria dos concorrentes parece ter, por o que diz, muito pouca folga financeira.
E a Fátima, sempre pronta a ajudar em troca de umas figuras mais ou menos patéticas para o País poder acompanhar, presta-se a pagar duzentos ou trezentos euros de dívida.Nos tempos que correm", como diz a apresentadora - e "os tempos que correm" quer sempre dizer crise -, a coisa sabe bem.
No entretenimento televisivo, o grotesco é quase sempre transvestido de boas intenções.Os concorrentes prestam-se a dar comida à boca a familiares enquanto a cadeira onde estão sentados agita, rebolam no chão dentro de espumas enormes ou tentam apanhar bolas de ping-pong no ar. Apesar da indigência absoluta do programa, nada disto é novo. O que é realmente novo são as contas por pagar transformadas num concurso "divertido".
Ao ver aquela triste imagem e a forma como as televisões conseguem transformar a tristeza em entretenimento, não consigo deixar de sentir que esta é a "beleza" do Capitalismo.Tudo se vende, até as pequenas desgraças quotidianas de quem não consegue comprar o que se vende.
Houve um tempo em que gente corajosa se juntava para lutar por uma vida melhor e combater quem os queria na miséria. E ainda há muitos que não desistiram. Mas a televisão conseguiu de uma forma extraordinariamente eficaz o que os séculos de repressão nem sonharam:pôr a maioria a entreter-se com a sua própria desgraça.E o canal ainda ganha uns cobres com isso.
Diz-se que esta caixa mudou o Mundo.Sim: consegue pôr tudo a render. Até as consequências da maior crise em muitas décadas.
Entretanto a apresentadora recebe 40.000€ por mês.Foi este o valor da transferência da SIC para a TVI. Uma proposta irrecusável segundo palavras da própria.A pobre da Fátima Lopes só ganha 1290 euros por dia!!!.
Brincando com miséria dos outros, pobre povo português, sem alternativas, mas miseravelmente felizes."
Daniel Oliveira, que admiro, escreveueste texto;eu nunca vi o programa, nem será preciso.Óbvio.

2 Comentários:

Blogger Joaquim Moedas Duarte disse...

Olá Vitor

Repelente, esse programa. Mas as pessoas vão lá, tem clientes... Que fazer?

Ontem até me inspirou um poemório no Lugar...

Abraço

12:07 da tarde  
Blogger lis disse...

Oi Victor
Hoje está tudo bem , entrei de mansinho rs e foi tudo na paz, nao travou nao rs
Aqui também temos esses progaminhos de "quinta".De verdade tem publico porque a ignorância grassa e a TV gosta , nao de dar conhecimento mas aproveitar da boa fé dos coitados.
deix abraços

9:26 da tarde  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial


MusicPlaylist
Music Playlist at MixPod.com