PhotobucketPhotobucketPhotobucketPhotobucket DES-ENCANTOS .................... blogo de notas: da flor se fez... goiabada

24 de novembro de 2010

da flor se fez... goiabada

Há amigos que desconfiam e se admiram da possibilidade de fazer 'goiabada' em Portugal, com goiabas do quintal...Não é fácil, a arvore é sensível, tropicalíssima, mas a rotina anual já chegou cá a casa. Primeiro a 'dita' planta germinada por mão amiga em cativeiro, o crescimento...etc. Hoje os seus 4 metros de altura não enganam.
Em Julho as primeiras flores e o processso de frutificação normal...Eis a flor, lindíssima, diga-se, como flor de noiva dirão; mas é espantosamente delicada e doce como a dita goiabada.



Depois em Outubro-Novembro, ao ritmo biológico de qualquer outra dos trópicos, aí estão as ditas goiabas, de aroma forte(íssimo) as primeiras, e com paladar excepcional. São tantas e boas, que, fazer goibada tal como quem faz marmelada, é obrigatório e sai sempre (ou quase) de truz! Dizem os amigos.



Dá trabalho: descascar, tirar as sementes com uma pequena colher de sobremesa, açúcar qb. - meio quiilo para cada quilo de polpa...etc etc...Fogo com elas, lento, lentinho até os braços doerem...





Ao fim de 3/4 horas, pasme-se, aí fica ela com este aspecto.Artesanalmente pura. Mas a colher tem de ser de madeira, claro.
Aceitam-se inscrições.

8 Comentários:

Blogger Lilá(s) disse...

Que bom aspecto!!! aposto que sabe bem com panquecas...
Bjs

9:22 da tarde  
Anonymous Marieta disse...

Caro amigo,
Estou vendo seu blog, muito sugestivo, expressivo.
Linda a sua goiabada e, se me permite acrescento ainda, querendo uma consistência mais dura, para se cortar,e se comer o célebre " Romeu e Julieta " tem que ser mais apurada, levando umas 4 a 5 horas de fogo lento, mexendo sempre.
Costumo fazer goiabada todos os anos e acondiciono-a em potes apropriados para serem consumidos durante o ano.
Aqui no Brasil, alem de outros, a goiaba é um dos frutos mais comuns. Encontram-se goiabeiras quer em beira de estradas do interior como em todos os pomares. Na verdade é um fruto muito apreciado, rico em vitamina C, cobiçado até pelos pássaros.

Um abraço

1:18 da tarde  
Blogger Há.dias.assim disse...

Até apetece comer...

11:41 da manhã  
Blogger Hana disse...

Oi amiga, meu Deusssss, que coisa mais boa esta goiabada, tens mãos de fadas. Então amiga nem bebo nada alcoolico, mas gosto da cultura da história das bebida própria de cada país, então para uma confraternização entre japão, Portugal e brasil fiz a postagem pq amo os 3 paises, e sempre que eu puder fazer um carinmho farei aos 3, mas tbém amo a Italia. e olha amiga acredita que niunca fui a Portugal, rsss é amor de outras vidas, rss.
beijos
com carinho
Hana

12:33 da tarde  
Blogger Hana disse...

Ta bom, rssss, uma grande gafe, rsss, sabe q imaginei q a foto era do filho. Normalmente leio os post, não sou muito de ler perfil , me desculpa, aii q vergonha, mas tudo esta esclarecido, a vc marigo da Lilas, tenho um carinho pelo blog dela... Amigo vc desculpa eu? Rss um bjo p/ vc e p/ encatadora lLilas
com carinho Hana

3:41 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Fica,certamente,uma delícia.
E que aspecto!
Já cheira aqui.
Beijo.
isa.

5:46 da tarde  
Blogger Associação para a Defesa e Divulgação do Património Cultural de Torres Vedras disse...

Comprovei, fui um dos contemplados com uma taça desta goiabada.
Deliciosa!
Obrigado Vitor!
J Moedas Duarte ( que tb faz o Património de T Vedras)

11:02 da tarde  
Blogger lis disse...

Tive problemas sérios pra entrar aqui , parece casa fechada com vários trincos rrsrs apareceu uma inscrição em ingles que nao li e cliquei encima rs travou tudo, mas insisti e valeu porque o doce está divino para os olhos e pra valer mesmo a pena roubei a flor de laramjeira rsrs
Goiabas aqui temos demais! todo quintal, as margens das estradas, muitas vezes nos centros urbanos nas avenidas, principalmente a branca.
já a vermelha não é tão comum assim, e é a que serve pra goiabada.
Exportamos esse doce pra muitos lugares que aqui fazem também o tipo cascão como e chamada porque leva parte grande de sementes e nao é tão fina, nao sei explicar como faz.
Esse processo seu é o mesmo meu,
rs é bem enjoadinho de fazer mas a geleia é muito apreciada no cafe´da manhã ou quando cascão com queijo ,
grande abraço
deixa eu sair porque vai travar de novo rsrs
depois volto

11:20 da tarde  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial


MusicPlaylist
Music Playlist at MixPod.com