PhotobucketPhotobucketPhotobucketPhotobucket DES-ENCANTOS .................... blogo de notas: Estocolmo

2 de agosto de 2007

Estocolmo

Para os portugueses , e para muitos dos nossos governantes, vem sendo recorrente invocar os ´exemplos nórdicos´como referência para quase tudo, pese embora as realidades sejam bem diferentes, as raíses culturais, os modelos sociais com ´história´,os momentos; algumas dessas invocacöes säo por vezes aberrantes e inconsistentes e fazem sorrir.
Tudo isto para dizer que a partir de ontem Estocolmo é uma cidade com portagens: 18 ao todo. Por onde quer que se entre, das 6h ás 18.30h,já se está a pagar 10 ou 20 coroas. Resumindo em ´hora de ponta´ säo 500 escudos-dos-antigos.
Resultado : uma cidade que já é a mais verde da CE,torna-se cada vez mais das pessoas, dos passantes, dos residentes;os locais de lazer,o ar que se respira, a mobilidade , a qualidade de vida ...enfim tudo melhora.Há uma consciência colectiva, uma ´cultura´que nos(me) faz(em) inveja.
Depois vem a pergunta amarga, desencantada: alguma vez Lisboa ou outra das nossas
ousará tal medida? Qual o ´governante´ que invocará este exemplo täo óbvio.Claro que nunca algum o fará, muito menos com este com este rigor e este alcance.
Continuaräo a fazer-se pontes-túneis-corredores para chegarem cada vez mais carros,
lá onde é ´CIDADE´etc etc...

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial


MusicPlaylist
Music Playlist at MixPod.com