PhotobucketPhotobucketPhotobucketPhotobucket DES-ENCANTOS .................... blogo de notas: O des-encanto...da Fisica (2)

1 de agosto de 2003

O des-encanto...da Fisica (2)

Porque não devemos pensar só pela nossa cabeça, convém ouvir e 'postar' o que diz o Dr J. Urbano acerca da 'matéria'.
"«Um desastre nacional». É desta forma que José Dias Urbano comenta, «a quente», a notícia dos resultados dos exames nacionais nesta disciplina. Para o presidente da Sociedade Portuguesa de Física, «os números não surpreendem, mas são de facto trágicos». Entre as 18 disciplinas cujas médias nacionais de exame foram reveladas pelo Ministério da Educação, Física é a que piores resultados apresenta e a que maior queda sofreu relativamente às classificações registadas em 2002. Considerando o universo dos alunos internos, na primeira fase a nota caiu de 11,5 para 8,1 valores, na segunda de 9,9 para 7 valores. Foi também em Física que as avaliações dos alunos sofreram maiores alterações: comparadas as notas obtidas ao longo do ano, em avaliação contínua, e as conseguidas nos decisivos 120 minutos de prova, os resultados caíram em média 5,1 valores.

No que toca aos alunos externos, o cenário torna-se ainda mais negro. Na primeira chamada, a média nacional não foi além dos 3,9 valores, enquanto na segunda se ficou pelos 4,7.

«Há um desinteresse crescente pela disciplina, o que não pode deixar de ser entendido como um factor de grande preocupação, uma vez que Física é a base de muitas ciências experimentais». E sem ciências experimentais, explica o professor Dias Urbano, «não há inovação; sem inovação não há progresso». Conclusão: «é urgente adoptar uma estratégia concertada para enfrentar o problema».
Fim de citação.


0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial


MusicPlaylist
Music Playlist at MixPod.com