PhotobucketPhotobucketPhotobucketPhotobucket DES-ENCANTOS .................... blogo de notas

25 de junho de 2003

Leon....morreu! Um desencanto...entre tantos

‘Mila18’ é nome de livro, de rua… Foi com Mila 18 que plos ‘sixties’,comecei a percorrer os caminhos do ‘horror nazi’, a ter simpatia pela causa judaica, e acima de tudo a descobrir ‘ a besta alemã nazi’…; com os meus 16/17 anos era ‘um dos que estavam à cabeceira’,num tempo também ele todo cinzento, naquele Portugal bem salazarento, bolorento...e tb fedorento...
O gheto de Varsóvia arrepiava; a violência, as sórdidas ruas levavam-nos ao ‘desencanto’… as violentações, as perseguições sempre e sempre arrepiantes…
Foi ‘Mila18, depois ‘Topázio’, ‘ um Deus em ruínas’…enfim era - foi - Leon Uris.
Morreu há dias, em Baltimore(!)este homem de grandes paixões e encantos, de grandes ilusões que ajudou a vender milhões…mas que acima de tudo me (nos) levou por esses caminhos…do ‘humanismo’ ‘dos alertas’, ‘da reflexão’….
Levou-me à busca de informação, de respostas…Levou-me a Varsóvia,Gdansk, a Amesterdão… a Anne Frank ‘house – casa mítica da nossa memória colectiva…
Ficou a leveza, a simplicidade e frontalidade de Leon Uris, de quem fui fã e seguidor atento.
Foi bom conhecê-lo…assim.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial


MusicPlaylist
Music Playlist at MixPod.com